
Os indicadores de desempenho dos estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública melhoraram entre 2022 e 2025. No período, a reprovação caiu 62%, o abandono escolar recuou 61% e o atraso escolar teve redução de 28%. Já a taxa de aprovação aumentou 11%.
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Ministério da Educação (MEC) e integram a segunda etapa do Censo Escolar 2025, realizado pelo Inep. O levantamento permite calcular as taxas de rendimento escolar em todo o país.
Segundo o MEC, a melhora está relacionada à implantação de programas estruturantes desde 2023, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Escola em Tempo Integral, a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, além do Pé-de-Meia, criado em 2024, e de avanços no Enem.
O ministro da Educação, Leonardo Barchini, destacou que mais estudantes estão permanecendo na escola, avançando de série e concluindo os estudos no tempo adequado. Segundo ele, o resultado reflete políticas públicas voltadas à permanência, à aprendizagem e à melhoria da educação básica.
Os números também apontam queda de 28% na taxa de não retorno ao ensino médio entre 2022 e 2025. Para o presidente do Inep, Manuel Palacios, caso o indicador tivesse permanecido no mesmo patamar de 2022, o Brasil teria quase 250 mil estudantes a menos no ensino médio em 2025.
Mín. 19° Máx. 24°
